Pages

domingo, 30 de junho de 2013

Resultado – 13 meses (Junho/13)


Completados um ano e um mês da aplicação do Método GRIFO através de recomendações de Carteiras Trimestrais aqui em nosso blog. Estamos em nossa quinta composição da Carteira Recomendada e, pela primeira vez nesse intervalo, enfrentamos um período realmente difícil.

O mês de junho/13 foi catastrófico. É o sexto mês consecutivo em que o Ibovespa, nosso índice de referência para o Mercado de Ações, termina em queda. E a queda desses últimos trinta dias foi calamitosa e dentro desse período de acompanhamento, inédita, superando em muito as perdas do mês passado. Neste mês o Ibovespa caiu incríveis 11,31%!

Também estão sendo tempos difíceis para a nossa Carteira Recomendada. Pela primeira vez, apresentamos queda por dois períodos consecutivos e a desvalorização desse último período também foi recorde: nosso portfólio de ações perdeu 9,10% do seu valor (o recorde anterior era uma perda de 2,33%, ocorrida no mês anterior). Mas apesar do profundo mergulho no resultado mensal, o objetivo de superação do índice de referência Ibovespa está sendo alcançado, e neste mês o superamos por 2,20 pontos percentuais.

No acumulado desde o início de nosso acompanhamento, a Carteira Recomendada pelo Método GRIFO acumula 24,5% de valorização, o que é equivalente a +1,70% ao mês. Enquanto isso, o Ibovespa, nesse mesmo período, atinge novo ponto mínimo histórico e já acumula perdas de 12,9%, o que equivale a –1,06% a.m. Ou seja, a diferença no acumulado caiu um pouco, mas ainda é de 37,4 pontos percentuais, e na equivalência mensal, estamos superando o índice de referência, em média, em 2,76 p.p. ao mês, o que considero uma marca excelente.

Considerando somente os últimos doze meses, a Carteira Recomendada pelo Método GRIFO subiu 20,6%, enquanto o Ibovespa caiu 12,7%.

O gráfico de barras, abaixo, evidencia o quanto tem sido drásticas as últimas quedas, principalmente a deste mês de junho/13:

image

O gráfico de linhas mostra o efeito da queda no resultado acumulado. Voltamos para um patamar equivalente ao de meados de dezembro/12, ou seja, as quedas dos últimos dois meses anularam todo o ganho que tivemos nos últimos seis meses e meio. Já o Ibovespa, está em seu mínimo histórico dentro do período de acompanhamento pelo blog.

image

Apesar da grande queda apresentada, considero atendido o objetivo do Método GRIFO, que é o de superar o Mercado, representado por seu principal índice, o Ibovespa. Mantendo o foco neste objetivo, espero acumular no longo prazo um montante superior ao que se estivesse investindo em meios considerados mais seguros, como a Renda Fixa. Apesar do baque destes últimos meses, continuo resoluto e inabalável com meu projeto de independência financeira baseado no meu método de investimento em Renda Variável, o Método GRIFO.

Na minha carteira da vida real, como o mês foi de queda acentuada e existe um pequeno saldo “parado”, o resultado deveria ter sido melhor que o apresentado aqui no blog, no entanto, como nesse mês tivemos mudança de composição de carteira, pagamos corretagem sobre 21 operações de compra ou venda, o que acabou anulando esse efeito positivo. Com isso, minha carteira real teve perdas de 9,11%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário...