Pages

segunda-feira, 3 de junho de 2013

Resultado Final – 31/05/2013

 

Resultado Final da Carteira do Trimestre Mar/Abr/Mai de 2013, de 01/03/13 a 31/05/13

 
Chegamos ao final do período da quarta Carteira Trimestral Recomendada acompanhada pelo blog, ou seja, um ano de Método GRIFO.

Novamente conseguimos atingir o objetivo proposto de superar o índice que tomamos como referência do Mercado de Ações brasileiro, o Ibovespa, e por pouco não voltamos a colocar dez pontos percentuais de vantagem. Fechamos o trimestre Mar/Abr/Mai de 2013 com uma razoável valorização de 2,98% na nossa Carteira Recomendada. Apesar dos ganhos não terem sido muito altos, esse número torna-se bem mais expressivo ao ser comparado com o péssimo resultado do Ibovespa no período, que teve queda de 6,67%. Ou seja, obtivemos uma diferença de 9,65 p.p. de vantagem sobre o índice referencial.

Esse foi um trimestre muito ruim para o Mercado de Ações, com o Ibovespa apresentando queda em todos os três meses. A despeito disso, nossa Carteira Recomendada pelo Método GRIFO apresentou bons rendimentos nos primeiros dois meses (março e abril), cedendo somente no mês de maio. O mês de maio foi trágico. O pior mês que registramos desde o início do acompanhamento pelo blog, em junho do ano passado, tanto para nossa carteira quanto para o Ibovespa. Mas apesar da queda acentuada no final do período, ainda conseguimos finalizar mais um trimestre no positivo.

As mudanças sutis no Método GRIFO para a seleção de empresas, realizadas no final do trimestre passado, ao que parece, estão funcionando perfeitamente bem (embora um único trimestre não seja suficiente para concluir essa avaliação). As análises acertaram bem na mosca. As duas empresas descartadas pelos novos critérios tiveram desempenho pior que a Carteira Recomendada no trimestre (GGBR3 com -15,5% e RSID3 com +0,3%), bem como aquela que foi descartada pelos critérios que já estavam em vigor e foram mantidos (MAGG3 com -9,4%).

Interessante observar que a outra empresa excluída da Carteira, a Kepler Weber (KEPL3), teve alta de 24,7% no período, e ela passava nos testes do Método GRIFO. Acabou ficando de fora somente porque seu volume de negociação na Bovespa tinha caído muito e ela ficou abaixo da exigência mínima de liquidez que estabelecemos. Na sua saída, comentamos inclusive que ela “deixava o gramado ainda em condições de jogo”.

Já as cinco empresas entrantes, todas pelos novos critérios, contribuíram para puxar para cima o desempenho da Carteira Trimestral: Copel (CPLE3) com +19,09%, Eternit (ETER3) com +19,85%, Petrobras (PETR3) com +32,75%, Editora Saraiva (SLED4) com +22,94% e CTEEP (TRPL4) com +5,52%. Os quatro melhores desempenhos do trimestre vieram dessas empresas inseridas pelos novos critérios (na ordem: PETR3, SLED4, ETER3 e CPLE3).

Considerando a precisão das análises e comparando com o desempenho do mercado em geral, concluímos que a rentabilidade do trimestre, apesar de mais modesta, foi uma grande vitória. Esse resultado corresponde a uma média mensal de valorização de 0,99%, enquanto Ibovespa perdeu, em média, 2,28% por mês nos últimos três meses, o que corresponde a uma diferença de 3,27 p.p. na média mensal em favor do Método GRIFO.

A precisão de nossa Carteira Recomendada neste trimestre terminou em 60%, o que significa que oito empresas dentre as vinte componentes da carteira terminaram no vermelho. A precisão relativa ao Ibovespa ficou em 80%, com somente quatro empresas ficando com o desempenho abaixo do índice referencial.

Como já comentamos, quatro estreantes terminaram nas primeiras posições de valorização na carteira, e a grande campeã do trimestre foi a Petrobras (PETR3), que apresentou alta de 32,8% no período. Já a vilã do trimestre bateu recorde. A MRV Engenharia (MRVE3) desvalorizou-se 44,4% nesses últimos três meses, tornando-se o pior caso de prejuízo em um único trimestre desde o início do acompanhamento deste blog, há um ano.

Ao fim do período, o quadro resumo da Carteira Trimestral Recomendada pelo Método GRIFO para os meses de Mar/Abr/Mai de 2013 ficou assim:

image

No gráfico de barras, abaixo, chama atenção a profundidade dos resultados da última semana do período. Essa foi a pior semana já registrada, tanto para o Ibovespa quanto para o Método GRIFO, desde o início do monitoramento pelo nosso blog, em junho de 2012.

image

Já no gráfico acumulado, percebemos que neste último trimestre o Ibovespa mal beliscou o terreno positivo, ficando praticamente todo o período abaixo da linha do zero. Já a Carteira Recomendada do Trimestre, ao contrário, permaneceu firme no campo positivo, visitando uma única semana a área inferior do gráfico.

image

O coeficiente de variação (Cv) apresentado pela Carteira Recomendada pelo Método GRIFO neste trimestre foi mais alto, ficando até mesmo acima do Cv do Ibovespa. A correlação entre a nossa carteira e o índice de referência ficou em 83,9%, pouco acima da média.

Na nossa próxima postagem, será revelada a composição da Carteira Recomendada para o Trimestre Jun/Jul/Ago de 2013, em vigor desde o dia 03/06/13. Esperamos que ela seja tão vitoriosa quanto foi nesse mesmo período no ano de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário...