Pages

segunda-feira, 8 de julho de 2013

Resultados – 06/07/2013

 

Carteira do Trimestre Jun/Jul/Ago de 2013 – Resultados de 01/06/2013 a 06/07/2013

Mesmo após um mês de junho devastador, o mês de julho não promete refresco e iniciou-se com uma semana de quedas fortíssimas. Tanto o Ibovespa quanto a nossa Carteira Recomendada para o Trimestre tiveram perdas elevadas, superiores a 4%. O Ibovespa, nosso índice de referência, cedeu 4,73% nesta semana, enquanto nossa Carteira Trimestral perdeu um pouquinho menos, 4,06%.

Com essa desvalorização levemente inferior (0,68 pontos percentuais), a vantagem sobre o Ibovespa neste trimestre iniciado em junho/13 sobe para 2,7 p.p., com o Ibovespa apresentando a incrível queda de 15,5%, enquanto que nossa Carteira GRIFO apresenta desvalorização de 12,8%, resultado também muito ruim. No acumulado desde o início do blog, em junho/12, o Ibovespa chega ao seu ponto mais baixo, marcando –17,0%; já nossa Carteira Recomendada marca agora +19,5%, estando em patamar próximo ao do início de dezembro de 2012.

Analisando os desempenhos individuais dos papéis, tivemos uma situação praticamente invertida em relação à semana passada. O Paraná Banco (PRBC4), que havia sido a ação com maior desvalorização na semana anterior, foi quem mais subiu nesta, apresentando alta próxima a 5,0%. Pode ter contribuído para essa alta a notícia de que a Fitch Ratings, agência de classificação de risco de crédito, elevou o rating nacional de longo prazo do Paraná Banco, de A(bra) para A+(bra). Além do Paraná Banco (PRBC4), somente as ações da CTEEP – Transmissão Paulista (TRPL4) também tiveram alta (+3,1%).

Todas as outras quinze componentes de nossa Carteira Recomendada apresentaram perdas na semana. E aquelas que apresentaram as piores quedas foram o Banrisul (BRSR6), a Direcional Engenharia (DIRR3), o Banco do Brasil (BBAS3) e a Kepler Weber (KEPL3). A Kepler Weber (KEPL3), que foi a ação que mais subiu na semana passada, agora figura entre as que tiveram as piores perdas, caiu 7,4%. O Banco do Brasil (BBAS3) perdeu 7,6%, a Direcional Engenharia (DIRR3) caiu 8,6% e o pior desempenho da semana ficou por conta do Banrisul (BRSR6), o Banco do Estado do Rio Grande do Sul despencou 9,1% somente na última semana.

Com a queda dessa semana, a Kepler Weber (KEPL3), que era até então a única empresa que estava no azul no trimestre iniciado em junho/13, voltou para o lado vermelho, levando a precisão da nossa carteira novamente a 0%, com todas as ações apresentado queda desde o início do período. Mesmo assim, a Kepler Weber (KEPL3) ainda mantêm-se na liderança da carteira, como a empresa que menos caiu, com –2,8%. O Paraná Banco (PRBC4), com a alta dessa semana fica na segunda colocação, com perdas de 3,9% no trimestre, até agora. As duas piores colocadas continuam a ser as ações da Petrobras (PETR4), que perderam mais 6,4% na semana e já acumulam perdas de 24,7%, e as da Direcional Engenharia (DIRR3), que com a imensa queda de 8,6% na semana já acumulam 24,2% de queda. Com a desvalorização de 7,6% na semana, as ações do Banco do Brasil (BBAS3) acumulam 18,5% de perdas e assumem a antepenúltima posição do ranking.

Vejam como está o catastrófico cenário do trimestre, até o momento:

image

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário...