Pages

domingo, 17 de novembro de 2013

Resultados – 16/11/2013

 

Carteira do Trimestre Set/Out/Nov de 2013 – Resultados de 01/09/2013 a 16/11/2013

 

Semana encurtada pelo feriado da Proclamação da República Brasileira e em comemoração, após três semana consecutivas de queda, voltamos a ter uma semana de alta no Mercado de Ações, com o principal índice da Bolsa de Valores de São Paulo terminando a semana com valorização de 2,30%. Nossa Carteira Trimestral Recomendada também teve um desempenho muito próximo ao do índice de referência, fechando a semana com alta de 2,21%, portanto, somente 0,10 ponto percentual inferior ao do Ibovespa. Após um período onde nossa Carteira Recomendada e o Ibovespa pareciam fazer movimentos opostos, nas últimas duas semanas eles vem andando muito próximos um do outro, aumentando um pouco a correlação entre esses dois índices no trimestre, que estava anormalmente baixa.

Com os resultados muito próximos entre a nossa Carteira Recomendada pelo Método GRIFO e o nosso índice de referência, o Ibovespa, a diferença acumulada no trimestre entre os desempenhos dessas duas composições manteve-se em 5,2 p.p., com o Ibovespa acumulando 6,9% de valorização desde o início do mês de setembro/13 e a Carteira GRIFO atingindo cerca de 12,0% de ganhos no mesmo período.

Nesta semana, o pior desempenho dentre os papéis que fazem parte da nossa Carteira Trimestral Recomendada foi o da estreante em nossas composições, Companhia Locação das Américas – Locamerica (LCAM3). A empresa divulgou seus resultados trimestrais na segunda-feira, dia 11/11/13, e mostrou grande diminuição do seu lucro líquido, impactado principalmente por itens extraordinários e maiores despesas financeiras atreladas ao aumento da taxa básica de juros no país. Com isso, os investidores ficaram desanimados, o que provocou um movimento de queda de 9,3% na semana.

O maior destaque positivo da semana também teve sua divulgação de resultados acontecendo nos últimos dias. A nossa queridinha Kepler Weber (KEPL3) divulgou seus resultados trimestrais correspondente ao 3T13 também na segunda-feira, dia 11/11, e causou grande alvoroço. Os números vieram espantosos, como exemplo, o lucro líquido subiu mais de 170% em relação ao mesmo período do ano anterior. A cotação das ações da Kepler Weber (KEPL3) dispararam mais 13,4% nesta semana, e já acumulam alta de mais de 170% no ano de 2013. Para entender um pouco mais do momento na empresa, sugiro a leitura dessa entrevista do Portal InfoMoney com o vice-presidente da Kepler Weber, Olivier Colas.

Outra ação que também merece destaque nesta semana é a Companhia Paranaense de Energia – Copel (CPLE3). Os papéis da Copel tiveram uma alta espetacular depois que a companhia anunciou remuneração ao acionista num percentual superior ao que vinha utilizando até então. A Copel também afirmou que esse é o passo inicial para a consolidação de um novo patamar de dividendos a ser praticado pela empresa, como noticia o Portal Exame. As ações ordinárias da Copel (CPLE3), que são as que possuímos, encerraram a semana com alta de 10,6%.

Com as altas da semana, os papéis das construtoras Cyrela (CYRE3) e Even (EVEN3) deixaram de apresentar prejuízo na Carteira Recomendada deste trimestre. Os papéis tiveram alta de 2,5% e 4,9%, respectivamente, o que foi suficiente para levá-los ao lado positivo da tabela. Com isso, a precisão da nossa Carteira Trimestral volta a subir, para 90%, restando somente duas empresas no lado negativo.

Essas duas empresas são a Locamerica (LCAM3) e a Rodobens (RDNI3). Com a grande queda desta semana, a Locamerica (LCAM3) aproxima-se da lanterninha, Rodobens (RDNI3). As duas acumulam perdas de 9,8% e 10,3%, respectivamente, desde o início do trimestre em setembro/13.

E com a expressiva alta da semana, a Kepler Weber (KEPL3) passa a ameaçar o trono da CSN (CSNA3) no trimestre, buscando seu tricampeonato (em três participações!). A empresa já acumula alta de 42,5% desde o início de setembro/13, enquanto a CSN (CSNA3) já atinge 50,8%. E vai ser uma boa briga, já que a CSN também apresentou excelentes resultados trimestrais na quinta-feira, dia 14/11.

Vejam essas brigas refletidas no nosso quadro resumo:

image

2 comentários:

  1. olá ,
    Tenho acompanhado qdo posso seu blog, e achei bem interessante, mas tenho algumas perguntas.
    _ vc utiliza os múltiplos do FUNDAMENTUS? ou anualiza o lucro do trimestre para projetar o P/L?
    _vc da peso nos multiplos como John Greendelblat( não sei se tá certo) para o ranking ou como vc faz?? abs e parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Obrigado pelo interesse.

      Para os meus levantamentos de dados eu utilizo os dados dos quatro últimos trimestres somados, não anualizo só o último não. E sim, utilizo os múltiplos do site Fundamentus, já que eles também consideram os dados da mesma forma, somando os quatro últimos trimestres, me poupando o trabalho de calcular tudo manualmente.

      Já quanto ao uso de pesos nos múltiplos, eu até tenho um sistema de pesos, parecido como o que prega Joel Greenblatt com sua "Fórmula Mágica", mas só o utilizo como critério de desempate quando meus filtros selecionam um número muito grande de empresas. E como meus filtros são bem rigorosos, ainda não consegui pôr em prática esse critério de desempate (pelo contrário, até tive que aliviar um pouco os filtros a partir da Carteira Recomendada de Mar/Abr/Mai de 2013).

      Tem um pouquinho mais de detalhes sobre como é o meu método nas postagens identificadas nas categorias "O Método GRIFO" e também tanto nas divulgações das novas carteiras quanto nas análises finais destas (categorias "Carteiras Recomendadas" e "Resultado Final do Trimestre").
      Em breve devo publicar mais alguma coisa detalhando o Método GRIFO e sobre os objetivos do blog.

      Abraços.

      Excluir

Deixe seu comentário...