Pages

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Resultados – 27/07/2013

 

Carteira do Trimestre Jun/Jul/Ago de 2013 – Resultados de 01/06/2013 a 27/07/2013


A última semana foi de nova arrancada de recuperação do Mercado de Ações. O Ibovespa, principal índice de referência da Bolsa de Valores de São Paulo, voltou a marcar sua melhor semana no ano, superando os 4,10% de valorização da semana anterior e encerrando o pregão de sexta-feira com alta de 4,27%. No entanto, nossa Carteira Recomendada pelo Método GRIFO, apesar de também encerrar a semana em alta, não conseguiu manter o ritmo da semana anterior e fechou essa semana com alta de "apenas" 1,58%.

Neste trimestre estamos batendo muitos recordes negativos. Já estivemos no pior patamar dentro de um trimestre (-12,8%, em 06/07/13), tivemos em junho/13 o mês com o pior resultado absoluto até o momento (-9,1%) e o pior resultado absoluto semanal (-5,4%, na semana encerrada em 22/06/13). E agora em julho/13, estamos batendo os recordes negativos relativos: esta foi a pior semana em relação ao Ibovespa que tivemos até então, onde perdemos por 2,69 pontos percentuais, e o mês de julho/13, ao que tudo indica, também deve fechar como sendo aquele com o pior desempenho relativo ao índice de referência.

Com essa grande diferença na semana entre as rentabilidades de nossa Carteira Recomendada pelo Método GRIFO e o Ibovespa, a distância no acumulado do trimestre entre elas desapareceu. As carteiras estão tecnicamente empatadas com perdas de 7,6% no trimestre.

Vendo esse quadro, não é nenhuma surpresa que as ações que mais se valorizaram dentro da Carteira GRIFO nessa semana sejam justamente aquelas que também participam do índice Ibovespa: Petrobras (PETR4), Vale (VALE5) e CTEEP – Transmissão Paulista (TRPL4). A companhia petrolífera foi o grande destaque da semana, com valorização de 6,7%, em meio a notícias sobre a confirmação do potencial de óleo recuperável na área de Iara.

Na ponta negativa, destacou-se novamente o Paraná Banco (PRBC4), que segue com sua gangorra. Após a boa semana anterior, volta a ser o destaque negativo dessa semana, com perdas de 2,2%.

A precisão da Carteira Recomendada também vai se recuperando junto com o valor da Carteira em si. Nessa semana subiu para 18%, com duas novas empresas passando para o lado positivo: a Even Construtora e Incorporadora (EVEN3) e a Vale (VALE5). Elas juntam-se à MRV Engenharia e Participações (MRVE3) no lado positivo. Esta última, apesar da pequena queda na semana (-0,3%), segue líder com valorização acumulada no trimestre de 3,3%.

Na outra ponta da tabela, a Direcional Engenharia (DIRR3) segue na lanterna, com perdas acumuladas de 20,5%, e com a Petrobras (PETR4) ainda na penúltima posição, com desvalorização de 15,7%, já contabilizando a alta desta semana.

O quadro resumo ficou assim:

image

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário...