Pages

domingo, 21 de julho de 2013

Resultados – 20/07/2013

 

Carteira do Trimestre Jun/Jul/Ago de 2013 – Resultados de 01/06/2013 a 20/07/2013

 

Finalmente tivemos uma semana de forte arrancada após tantos meses de baixa! A última semana foi de recuperação e tanto nossa Carteira Recomendada pelo Método GRIFO quanto o nosso índice de referência, o Ibovespa, subiram mais de 4%, marcando a melhor semana deste ano de 2013 para ambos.

As duas carteiras teóricas tiveram resultados muito próximos. O Ibovespa teve alta de 4,10%, enquanto a Carteira GRIFO subiu 4,14%. Por sinal, chama atenção neste trimestre a similaridade das curvas de nossa Carteira Recomendada com o Ibovespa. Com os resultados semanais desde meados do ano passado, temos uma correlação de cerca de 85% entre essas duas carteiras, no entanto, neste trimestre esta correlação está em quase 94%, com os dois andando bem mais junto que na média histórica.

Ainda assim, a diferença entre as carteiras no trimestre mostra uma vantagem de 2,4 pontos percentuais em favor da Carteira Recomendada pelo Método GRIFO. Esta carteira perdeu 9,0% desde o início de junho/13, enquanto o Ibovespa já cedeu 11,4% nesse mesmo período.

As ações das empresas de Construção e Engenharia aceleraram os ganhos iniciados na semana passada, possivelmente em razão das divulgações das prévias operacionais das construtoras, que iniciaram nessa semana. As prévias vem mostrando boas surpresas em relação ao volume de vendas das unidades, com aumentos significativos.

Relexo dos bons números dessas prévias, o grande destaque da semana dentre as empresas que compõem nossa Carteira Recomendada foi a MRV Engenharia (MRVE3). A construtora divulgou sua prévia operacional na segunda-feira, com recorde de vendas contratadas, atingindo um montante 47% superior ao do 2º trimestre do ano passado, como mostra a reportagem do site InfoMoney. A empresa também atingiu novos recordes trimestrais em número de unidades repassadas e em unidades concluídas. Com esses belos números, as ações da MRV Engenharia (MRVE3) terminaram a semana em disparada, com alta de 14,8%.

O destaque negativo da semana ficou com o Banco ABC Brasil (ABCB4), que teve queda de 5,0%. Somente as ações desse banco e da CTEEP – Transmissão Paulista (TRPL4) apresentaram queda nessa semana, com as outras quinze ações componentes da Carteira GRIFO apresentando alta.

Com a disparada da MRV Engenharia (MRVE3) na semana, ela rompeu a linha do zero no acumulado do trimestre e volta ao terreno positivo, levando a precisão da carteira novamente para 6%, e assumindo a liderança isolada no período iniciado em junho/13, com 3,6% de valorização. Mesmo com pequenos ganhos nessa semana, as três últimas colocadas ainda continuam sendo: Saraiva (SLED4) com –17,4%, Petrobras (PETR4) com –21,0% e Direcional Engenharia (DIRR3), na lanterna, com –21,7%.

A tabela resumo mostra que ainda são necessárias muitas semanas de alta para reverter o quadro negro do pessimismo dos últimos dois meses:

image

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário...