Pages

domingo, 6 de outubro de 2013

Resultado – 16 meses (Setembro/13)


O mês de setembro de 2013, décimo sexto mês de acompanhamento do Método GRIFO de seleção fundamentalista de ações, foi excelente! Neste mês tivemos a segunda maior valorização mensal anotada desde o início do acompanhamento pelo blog (em junho/12). A nossa Carteira Recomendada Trimestral teve valorização de 8,23%, ficando atrás somente da valorização obtida no mês de dezembro de 2012 (8,81%).

O Ibovespa, índice que utilizamos como referência e meta, também teve um resultado animador, apresentando alta de 4,65% no mês de setembro/13, marca esta que também só foi superada pelo mesmo mês de dez/12, no chamado “Rali de Natal”, quando o Ibovespa tinha subido 6,05%.

Havia dois meses que perdíamos para o índice de referência, que voltamos a superar com louvor neste mês, com uma margem de 3,58 pontos percentuais. Com isso, também marcamos a maior distância já colocada para o Ibovespa no acumulado desde o início do blog, em junho de 2012. Essa diferença tinha atingido 38,8 p.p. em maio/13 e veio caindo nos três meses posteriores, voltando para 35,0 p.p. em agosto/13. Ao final deste mês de setembro/13, a diferença estabelecida atingiu 41,2 p.p.! O Ibovespa acumula 3,9% de desvalorização nos últimos 16 meses, enquanto o Método GRIFO acumula nesse mesmo período uma valorização de 37,2%.

O rendimento acumulado das Carteiras Recomendadas pelo Método GRIFO ao longo desses meses equivale a uma valorização mensal de 2,00%! O Ibovespa teve em média nesse mesmo período uma desvalorização equivalente a 0,25% ao mês. Isso mostra o quanto estamos sendo bem sucedidos em nossa estratégia, a despeito de não termos atingindo a meta de superação do Ibovespa na última composição trimestral (onde perdemos nos meses de julho e agosto). No acumulado, estamos superando a meta, em média, em 2,25 p.p. ao mês.

Levando em consideração somente os últimos 12 meses, nosso Método GRIFO de investimento em ações resultou em ganhos de 15,3%, enquanto que o principal índice da Bolsa de Valores no Brasil apresentou perdas de 11,6% no mesmo período.

O gráfico de linhas, abaixo, mostra aceleração na recuperação do Método GRIFO, retomada que se iniciou lentamente no mês de julho, mas que ganhou força no último mês, levando o gráfico para um nível levemente superior ao do final do mês de maio, no início da queda. O Ibovespa, por sua vez, também mostra essa recuperação, embora num ritmo mais rápido nos primeiros meses e com menor aceleração neste último, não conseguindo ainda atingir o mesmo patamar de maio.

image

O gráfico de barras finalmente volta a ter a barra verde (Método GRIFO) superando a barra azul (Ibovespa).

image

As mudanças na Carteira Recomendada deste Trimestre parecem ter dado mais certo que as do trimestre passado, pois, apesar da desvantagem inicial de 0,7% devido ao gap de abertura dos papéis selecionados na segunda-feira dia 02/09 (primeiro dia útil do trimestre, que abriu em forte alta), recuperamos ainda dentro do próprio mês, ultrapassando o Ibovespa na última semana. Estamos confiantes de voltar a superar o Ibovespa no fechamento deste trimestre. Veremos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário...