Pages

domingo, 30 de setembro de 2012

Resultados – 29/09/2012

Carteira do Trimestre Set/Out/Nov de 2012 – Resultados de 01/09/12 a 29/09/12


Chegamos ao final do primeiro mês da nova Carteira Recomendada do Trimestre e nesta última semana, acentuou-se bastante a queda iniciada na semana passada. O índice Ibovespa caiu 3,5%, apresentando a maior queda semanal registrada desde o início do acompanhamento do blog, em junho/2012, portanto, a pior queda em quatro meses. A Carteira Recomendada GRIFO também caiu bastante, embora menos que o índice de referência, apresentando resultado negativo de 2,6%.

Com isso, a diferença para o índice Ibovespa caiu mais um ponto percentual, e estamos a 1,3 p.p. do índice. Enquanto o Ibovespa acumulou, neste mês de setembro/12, alta de 3,7%, a Carteira Trimestral Recomendada pelo Método GRIFO acumulou 2,4% e, aos poucos, vem diminuindo a diferença aberta nas duas primeiras semanas.

Nesta semana, os destaques positivos ficaram por conta dos papéis da Grendene (GRND3), que subiram 5,8% e da Rodobens Negócios Imobiliários (RDNI3), que subiram 5,4%. Nesta semana, a Grendene (GRND3) deu seu primeiro passo para a execução de seu plano de expansão no varejo, transformando a rede de franquias Jelly em Clube Melissa e alterando fachadas e leiaute interno. A meta é a inauguração de mais 156 pontos de venda até 2014, atingindo o número de duzentas lojas. Gosto bastante dessa empresa, que vem apresentando um crescimento lento, mas bastante consistente, independente do cenário econômico.

Do lado das baixas (e foram muitas essa semana), aparecem as ações da CSN (CSNA3) e da Rossi Residencial (RSID3) como as mais prejudicadas, ambas com perdas superiores a 10%. As ações da CSN (CSNA3) tiveram grande volatilidade ao longo da semana, e mesmo em períodos intraday. Acabaram por perder 11,1% na semana, ainda num movimento corretivo da gigantesca alta ocorrida há duas semanas. As últimas notícias sobre a empresa também contribuíram muito com esse resultado, já que a CSN anunciou que prepara uma oferta de aquisição dos ativos da CSA (Companhia Siderúrgica do Atlântico), que foi colocada à venda pela ThyssenKrupp.

Já as ações da Rossi Residencial (RSID3), caíram 10,6% na semana e foram afetadas, principalmente, por duas questões. Já passado um mês e meio da divulgação preliminar dos resultados do segundo trimestre de 2012, a companhia ainda não divulgou seu balanço final, levantando suspeitas de problemas sérios em seu resultado. Para completar, a empresa não conseguiu o quórum necessário para votar a tentativa de aumento de capital anunciada no início do mês. A tentativa de vender as ações da companhia antes da divulgação dos resultados está sendo bastante mal vista e aumenta a especulação sobre surpresas desagradáveis no resultado.

Outra notícia que abalou o mercado nesta semana e prejudicou muito as ações do setor financeiro foi a expectativa de novos cortes de juros pelas instituições bancárias, alimentadas pelo anúncio de corte das taxas de juros dos cartões de crédito realizado pelo Bradesco (BBDC4). Em seguida, o Itaú (ITUB4) acabou por responder, conforme esperado, com novos cortes no juro dos cartões e a expectativa é que o Banco do Brasil (BBAS3) também anuncie novos cortes em suas taxas.

Com a forte queda dessa semana, a Rossi Residencial (RSID3) reassumiu a lanterna da Carteira Recomendada, com perdas de 17,4% no mês, ficando para trás do Banco Banestes (BEES3), que caiu mais 5,6% na semana e já apresenta perdas de 15% no período.

A CSN (CSNA3), apesar das grandes perdas das duas últimas semanas, continua sendo o maior destaque positivo da Carteira Recomendada neste primeiro mês, com alta de 13,8% em seus papéis. A queda dos papéis do setor bancário acabaram tirando os bancos das primeiras colocações, e quem assume o novo posto de segundo lugar é a Rodobens Negócios Imobiliários (RDNI3), que com a alta desta semana atingiu um total acumulado de 8,9% no período de 01/09 a 29/09.

Apesar das quedas das duas últimas semanas, o resultado do mês ainda foi muito bom. Vamos ver como ficou o quadro resumo do período:

image

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário...