Pages

domingo, 1 de setembro de 2013

Resultado – 15 meses (Agosto/13)


O décimo quinto mês de acompanhamento do Método GRIFO de investimento em ações foi bastante desanimador. Este é terceiro e último mês da quinta composição trimestral recomendada, para os meses de junho a agosto de 2013, e os resultados em relação ao nosso índice de referência do Mercado de Ações brasileiro, o Ibovespa, foram os piores até agora.

Nesse mês de agosto/13 seguiu-se a recuperação iniciada no mês anterior, que aumentou sua força. O Ibovespa teve seu melhor mês do ano, subindo 3,68%, enquanto que nossa Carteira Recomendada teve um movimento de alta mais modesto, apresentando valorização de 1,55% em seus ativos. Esse foi o segundo mês consecutivo em que perdemos para o Ibovespa, e nunca havíamos ficado atrás do índice de referência por dois períodos em sequência. E como já foi dito, essa desvantagem de 2,13 pontos percentuais em relação ao Ibovespa, também tem uma amplitude inédita até aqui. Curiosamente, o recorde positivo de desempenho relativo ao Ibovespa ocorreu nesse mesmo mês de agosto, no ano passado (+6,10 p.p.).

No acumulado ao longo desses 15 meses, o Método GRIFO apresenta uma valorização de 26,8%, equivalente a um rendimento mensal de 1,59%. Já o Ibovespa, no mesmo período, apresenta uma desvalorização de 8,2%, o que equivale a uma perda mensal de 0,57%. A diferença no acumulado entre o resultado das cinco carteiras trimestrais do Método GRIFO e o índice de referência é, portanto, de 35,0 p.p., e vem caindo desde a formação da última carteira, há três meses, depois de já ter alcançado 38,8 p.p. Mesmo assim, a diferença ainda é considerável, equivalente a 2,16 p.p. de vantagem ao mês para o Método GRIFO.

Levando em consideração somente os últimos doze meses, as Carteiras Recomendadas pelo Método GRIFO acumulam valorização de 9,0%, ante uma desvalorização de 12,4% do Ibovespa.

O gráfico de linhas mostra o movimento de recuperação iniciado no mês de junho/13 e evidencia como essa retomada tem sido mais lenta no Método GRIFO, consequência da última Carteira Recomendada Trimestral, que teve um desempenho inferior ao índice de referência.

image

O gráfico de barras deixa evidente a maior dimensão das barras azuis (Ibovespa) frente às barras verdes (Método GRIFO) nos dois últimos meses.

image

Nossa expectativa de recuperação relativa ao Ibovespa com a divulgação dos resultados do 2º Trimestre de 2013 não se concretizou. Ao contrário do que imaginávamos, vimos o índice de referência abrir vantagem ainda maior após essas divulgações. No entanto os resultados acumulados ainda mostram a força do Método GRIFO, e seguimos firmes na convicção de que o método vencerá o Ibovespa no longo prazo. O Método não será alterado para a sexta composição das Carteiras Recomendadas Trimestrais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário...