Pages

quinta-feira, 2 de maio de 2013

Resultado – 11 meses (Abril/2013)


Esse mês de abril de 2013 foi um mês muito feliz para mim. E eu ainda nem estou falando dos investimentos. Foi o meu tão aguardado mês de férias! Viajei por paisagens estupendas com minha esposa, comemoramos nossos cinco anos de casados e fechamos com um belo passeio com a família toda: pais, irmão, cunhada e afilhada e avós. Foi muito divertido… e dispendioso, inclusive com o orçamento da viagem estourando em quase 23% do planejado, mas acontece; valeu a pena!

E uma das grandes vantagens do Método GRIFO de investimento em ações é que ele praticamente não exige monitoramento durante o trimestre. Então pude viajar tranquilo enquanto minhas empresas trabalhavam para agregar valor ao meus negócios e aumentar meus lucros. E o mês foi muito bom para nossa Carteira Recomendada, na verdade, o melhor do ano de 2013 até então.

O Mercado de Ações continuou fraco nesse mês de abril, mas não tão fraco como nos meses anteriores. O Ibovespa, principal índice de ações da Bolsa de Valores de São Paulo e nossa referência de desempenho, fechou o mês com perdas de 0,78%, completando quatro meses consecutivos de queda. Com mais essa queda, o Ibovespa acumula nesses onze meses de acompanhamento pelo blog uma valorização de somente 2,6%, ou o equivalente a míseros 0,23% ao mês.

No entanto, nossas Carteiras Recomendadas pelo Método GRIFO contam uma história diferente. No mês de abril, tivemos o sexto mês consecutivos de ganhos, sendo os quatro últimos com queda do Ibovespa. E nossa valorização neste mês de abril foi expressiva: conseguimos uma alta de 2,92%, ou seja, 3,7 pontos percentuais superior ao Ibovespa. Ao longo desses onze meses, o Método GRIFO chega à marca recorde de 40,3% de alta no acumulado, o que equivale a uma valorização mensal de 3,12%! A diferença entre o resultado do Método GRIFO e o índice de referência Ibovespa nesses onze meses já atinge a diferença recorde de 37,7 p.p..

O aumento dessa diferença pode ser claramente visualizado no gráfico mensal acumulado de rendimentos:

image

No gráfico de barras também fica evidente a manutenção das barras verdes do Método GRIFO acima da linha do zero, enquanto as barras azuis do Ibovespa tem caminhado bastante “de cabeça para baixo”:

image

Continuamos confiante no Método GRIFO, mesmo com as pequenas adequações lançadas nessa última composição da Carteira Trimestral. Os resultados até então estão atestando que essas mudanças podem ter contribuído para a evolução do método. Em onze meses em que o Ibovespa “andou de lado”, nosso método apresentou alta em dez, com o mês de outubro de 2012 permanecendo ainda como a única mácula nesse período.

Como estava em viagem e não fiz nenhum movimento em minha carteira da vida real (a não ser um saque de recursos que estavam disponíveis para ajudar a pagar os custos da viagem), os rendimentos reais ficaram muito parecidos com o da carteira teórica: 2,90%. Porém, como estava de férias e não consegui atualizar o General Investidor a tempo, fiquei de fora do ranking do blog dele, justamente no meu melhor mês do ano...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário...