Pages

domingo, 24 de fevereiro de 2013

Resultados – 23/02/2013

 

Carteira do Trimestre Dez de 2012/Jan/Fev de 2013 – Resultados de 01/12/2012 a 23/02/2013


A penúltima semana de acompanhamento desta configuração da Carteira Trimestral Recomendada pelo Método GRIFO foi mais uma semana bastante movimentada para o Mercado de Ações e bastante ruim para o principal indicador da Bolsa de Valores de São Paulo. O Ibovespa voltou a apresentar um resultado muito negativo, despencando mais 2,1%, em sua quinta semana consecutiva de perdas. Nossa Carteira Recomendada, apesar de também apresentar perdas (pela quarta semana em sequência), voltou a mostrar números bem menos críticos que o Ibovespa, caindo perto de 0,5%. Com a queda dessa semana, o Ibovespa passa a apresentar perdas de 1,4% desde o início do período considerado (dez/12), enquanto a Carteira GRIFO valorizou-se 9,4% no mesmo período.

Com isso, o Método GRIFO coloca mais 1,6 pontos percentuais de vantagem sobre o índice de referência, na sétima semana consecutiva em que bate o Ibovespa. A diferença nesse trimestre já soma 10,8 p.p.. No acumulado desde o início do acompanhamento do blog, essa diferença já chega a 26,4 p.p., mostrando uma valorização de 30,4% das Carteiras Recomendadas pelo Método GRIFO contra apenas 4,1% de valorização do índice da Bolsa de São Paulo.

Pela quinta vez neste período trimestral (em 12 semanas), as ações da Rossi Residencial (RSID3) foram os maiores destaques negativos da composição atual da nossa Carteira GRIFO. Os papéis da Rossi foram severamente castigados na semana, afundando mais 11,3%! Com isso, a Rossi Residencial (RSID3) já acumula 15,8% de perdas e se isola na lanterna da Carteira Trimestral Recomendada. É muito provável a essa altura que a Rossi Residencial (RSID3) repita o fim da Carteira Recomendada anterior (Set/Out/Nov de 2012), onde acabou na última posição.

Os destaques positivos dessa semana ficaram todos com o Setor Financeiro. As quatro maiores altas da semana dentre as ações componentes de nossa Carteira Recomendada foram de bancos, e todos os cinco bancos da carteira apresentaram ganhos. Três desses bancos tiveram altas superiores a 5%. O Banco Daycoval (DAYC4) subiu 6,9%, seguido de perto pelo Banrisul (BRSR6), que subiu 6,8%. O Banco do Brasil (BBAS3) subiu 5,4%. Tanto o Daycoval (DAYC4) quanto o Banco do Brasil (BBAS3) apresentaram seus resultados nesta semana e ambas as instituições anunciaram recorde de lucro no ano de 2012. O Banrisul (BRSR6) também havia apresentado seus resultados ao final da semana (quinta-feira) passada. Acredito que podemos atribuir essas altas aos reflexos dos bons resultados apresentados por esses bancos.

Outras duas empresas apresentaram perdas nessa semana e passaram para o lado negativo no período iniciado em dezembro de 2012, e foram a Gerdau (GGBR3) e a incorporadora Helbor (HBOR3). Com isso a precisão da Carteira Recomendada caiu novamente, e agora está em 68%.

A estreante Kepler Weber (KEPL3) voltou a apresentar alta nesta semana (3,3%) e se isolou ainda mais na liderança dos resultados da Carteira Trimestral Recomendada pelo Método GRIFO, e já acumula 38,1% de valorização no período iniciado em dezembro/12.

Vamos ao quadro resumo, já aproximando-se do final desta composição:

image

No dia 1º de março será apresentada a nova composição de nossa carteira segundo o Método GRIFO. Essa nova composição valerá para o trimestre de Mar/Abr/Mai de 2013.

2 comentários:

  1. Como vai raptor!

    Sou o Rockenbach do infomoney e venho acompanhando seu metodo.

    Poderia me add no msn para conversarmos em algum horario vago seu?

    agrlemos@hotmail.com

    Abraço e bons negocios!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Rockenbach

      Eu praticamente não utilizo o MSN.
      Mas podemos conversar por meio dos comentários aqui do blog, pelo fórum do Infomoney ou por e-mail.
      Meus endereços de e-mail são: rodrigo.morhy@gmail.com ou rodrigomp@terra.com.br.

      Abraços!

      Excluir

Deixe seu comentário...