Pages

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Resultados – 09/02/2013


Carteira do Trimestre Dez de 2012/Jan/Fev de 2013 – Resultados de 01/12/2012 a 09/02/2013


Relatamos os resultados da semana anterior ao Carnaval, que só estão sendo postados hoje porque eu também estava de recesso. E a semana que antecede o feriado não foi nada boa no Mercado Financeiro. O Ibovespa teve uma queda terrível: despencou 3,1%! Foi a pior semana deste período iniciado em dezembro de 2012.

Com uma queda dessa amplitude, o resultado da nossa Carteira Recomendada pelo Método GRIFO acabou cedendo e também apresentou baixa, embora de uma intensidade muito mais branda. A Carteira Recomendada caiu quase 0,7%,e começa a delimitar uma espécie de topo arredondado, com seu ápice na semana terminada em 26 de janeiro de 2013 (bem diferente da formação “OCO” do Ibovespa, que teve seu pico da “cabeça” na semana terminada em 05/01/13).

Com mais esses 2,4 pontos percentuais de vantagem que nossa Carteira GRIFO impõe sobre o índice de referência do Mercado de Ações, o Ibovespa, o GRIFO já abre uma diferença de 8,2 p.p.. Enquanto o Ibovespa apresentou pequena valorização de 1,8% desde o início de dezembro de 2012, nossa Carteira Trimestral Recomendada acumula 9,9% de alta. Com mais essa queda expressiva do Ibovespa sem ser acompanhado pela Carteira GRIFO, no acumulado desde o início do blog, em junho de 2012, a diferença para o índice de referência já é de 23,7 p.p. (31,1% do GRIFO, contra 7,4% do Ibovespa).

A Kepler Weber (KEPL3), que já havia assumido a liderança de valorização nesta Carteira Trimestral na semana passada, foi o maior destaque desta semana e ampliou sua vantagem. As ações da empresa subiram 8,6%, incentivadas, principalmente, por notícias veiculadas nos meios de comunicação sobre os bons números da safra deste início de ano que acabam por agravar o déficit da capacidade de estocagem de grãos no país, que deve atingir cerca de 40 milhões de toneladas neste ano. Como este é o nicho da Kepler Weber, as notícias da expansão da demanda podem ter influenciado a cotação de suas ações. Ao final da semana, as ações da Kepler Weber (KEPL3) já acumulavam 34,1% de alta, considerando o período iniciado em dezembro de 2012.

Já como destaque negativo, aparece a única empresa que divulgou seus resultados durante essa semana, e portanto, podemos inferir que a queda de 6,1% no preço das ações do Banco Pine (PINE4) devem ter ligação com a repercussão dos resultados apresentados pela empresa. Como exemplo dessa repercussão, destacamos uma notícia do portal Valor Econômico que destaca a queda que o banco teve em seu lucro líquido no 4º trimestre de 2012 em relação ao trimestre anterior, embora no somatório para o ano de 2012 esse número tenha apresentado alta em relação ao do ano de 2011.

A Cyrela Brazil Realty (CYRE3) caiu mais 2,4% nesta semana e se isola ainda mais na pior colocação da Carteira Recomendada para o Trimestre, apresentando perdas acumuladas de 3,3%. A Precisão da Carteira também caiu para 89%, com a queda de 4,4% das ações da Rossi Residencial (RSID3), que acabaram por colocar a empresa também no lado negativo, com desvalorização de 0,5% no período iniciado em dezembro de 2012.

Segue como estava o quadro resumo antes do período de Carnaval:

image

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário...