Pages

sábado, 30 de março de 2013

Resultados – 30/03/2013

Carteira do Trimestre Mar/Abr/Mai de 2013 – Resultados de 01/03/2013 a 30/03/2013


Boa alta nessa última semana de março, servindo para diminuir as perdas do mês. O principal índice do Mercado de Ações brasileiro, o Ibovespa, subiu 2,0% nessa Semana Santa. Mesmo com a alta, voltamos a apresentar resultados melhores que o nosso índice de referência. A Carteira Recomendada pelo Método GRIFO teve uma forte alta de 2,6%, abrindo mais a diferença para o Ibovespa em 0,6 ponto percentual.

O Ibovespa recuperou-se um pouco, mas ainda permanece com resultado negativo desde o início do mês, marcado agora –1,7%. Já para a nossa Carteira Recomendada Trimestral, a alta dessa semana foi suficiente para que ela voltasse para o lado azul do gráfico e agora já marca 2,4% de valorização. A diferença para o índice Ibovespa subiu, portanto, para 4,1 p.p. neste trimestre. No acumulado desde junho/12, essa diferença atinge o recorde de 32,9 p.p., com o Ibovespa apresentando uma valorização de apenas 3,4% contra 36,3% do Método GRIFO.

Nessa semana, quem ficou com o pior desempenho foi uma outra empresa do Setor de Construção e Engenharia, a Direcional Engenharia (DIRR3). A divulgação de seus resultados do 4T12 ocorreu na segunda-feira, dia 25/03, e apesar da empresa ter apresentado um bom resultado (pela minha análise), não foi essa a percepção do Sr. Mercado, que castigou suas ações que acabaram por cair 4,3%. A Direcional (DIRR3) teve o pior desempenho da semana, mas a MRV Engenharia (MRVE3) não ficou muito atrás e voltou a decepcionar com uma queda de 3,6%. A MRV (MRVE3), com isso, continua disparada com o pior resultado da Carteira Recomendada, apresentando uma desvalorização de suas ações que já chega a 32,4%.

Na ponta positiva, os destaques foram as ações do Setor Bancário. Dentre elas, as que mais se destacaram foram as ações do Banco Pine (PINE4) que subiram 7,8%, e as do ABC Brasil (ABCB4) que subiram 7,6%. Outra empresa que também destacou-se nessa semana foi a COPEL (CPLE3), que apesar do fraco resultado apresentado na segunda-feira (25/03) teve seus papéis impulsionados por notícias do Setor de Energia Elétrica, divulgadas pela ANEEL, e suas ações fecharam a semana com valorização de 6,3%.

Com os resultados dessa semana, a precisão da nossa Carteira Recomendada subiu de 50% para 65%, com três empresas abandonando o lado negativo: Cyrela Brazil Realty (CYRE3), Banco Pine (PINE4) e Editora Saraiva (SLED4).

A liderança da Carteira Trimestral Recomendada começa a ficar mais embolada. Num primeiro bloco temos as ações da Petrobras (PETR3), que ainda lideram com 16,9%, seguidas das ações da Helbor (HBOR3), que já se valorizaram 16,4% no período iniciado em 1º de março de 2013. O segundo bloco é composto pelas ações do ABC Brasil (ABCB4), com 13,4% de valorização, e pelas ações da nossa queridinha Grendene (GRND3), com 13,0% de aumento.

Nesta semana também terminaram as divulgações dos resultados de 2012 (4T12) pelas empresas componentes da Carteira Recomendada pelo Método GRIFO. No geral, foram bons números. O nosso quadro resumo está assim:

image

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário...