Pages

domingo, 4 de novembro de 2012

Resultados – 03/11/2012


Carteira do Trimestre Set/Out/Nov. de 2012 – Resultados de 01/09/12 a 03/11/12


A última semana, apesar de mais curta por causa do feriado de Finados, não foi uma semana morta no Mercado de Ações (perdoem o trocadilho). O Ibovespa, índice que utilizamos como referência, subiu 1,9% e recuperou parte das perdas incorridas na semana anterior. Já a nossa Carteira Recomendada pelo Método GRIFO, disparou em uma alta de 3,3%, recuperando-se totalmente da perda recorde da semana de 21 a 27 de outubro.

Com isso, saímos do empate técnico em que estávamos com o Ibovespa já há duas semanas e escapamos com quase 1 ponto percentual de vantagem. A margem ainda é pequena, mas nos traz pensamentos otimistas, já que vimos nossa Carteira Recomendada disparar no trimestre anterior após a rodada de divulgação dos resultados do 2º trimestre de 2012 e vemos o início de um movimento parecido, agora, com o começo das divulgações do 3º trimestre. A alta desta semana livrou-nos também, pelo menos por enquanto, de nossa Carteira visitar o terreno negativo pela primeira vez, já que estávamos raspando após a queda da semana passada.

Quem não seguiu a trajetória de alta do Mercado de Capitais nesta semana foram as ações da Rossi Residencial (RSID3) que caíram mais de 5,9% e aprofundaram ainda mais o desempenho desses papéis, que estão disparados como sendo os piores de nossa Carteira Recomenda Trimestral (e também dentre os piores do Ibovespa, no ano). A empresa vem sofrendo diversos problemas operacionais e financeiros e não tem tido boa avaliação por parte dos analistas. A Rossi Residencial já acumula 30,0% de queda desde o dia 1º de setembro.

Já do lado das altas (que foram muitas esta semana), o destaque maior ficou por conta da Helbor (HBOR3). A construtora teve alta de 9,9% na semana! Os papéis de outra construtora, a Even (EVEN3), também tiveram um desempenho muito bom, subindo 8,3%. Alguns bancos tiveram desempenhos notáveis na semana, como o ABC Brasil (ABCB4) que subiu 5,4%, o Banco do Brasil (BBAS3) que subiu 5,2% e o Banrisul (BRSR6) com 4,4% de alta.

A precisão da Carteira Recomendada voltou aos 71%, com quatro empresas voltando para a área positiva. A grande alta da Even (EVEN3) fez com que sua passagem pelo vermelho fosse bem rápida, já saindo nesta semana para o positivo após ter entrado no terreno negativo na semana passada. O mesmo fez a Gerdau (GGBR3), que teve alta de 1,3% nesta semana, o suficiente para voltar ao azul. Também voltaram a mostrar resultados positivos no período os bancos do Brasil (BBAS3) e Banrisul (BRSR6).

A Rodobens Negócios Imobiliários (RDNI3) voltou a apresentar queda nesta semana (0,7%) e, com isso, deixou a primeira colocação dentre as empresas cujas ações mais se valorizaram dentro da Carteira Recomendada deste trimestre. O posto agora é ocupado pela Grendene (GRND3), que subiu mais 2,5% nesta semana e já acumula alta de 20,9% desde o início do período, em setembro. A Rodobens agora tem 19,9% de alta acumulada e está em segundo lugar.

Vamos ao quadro da Carteira Recomendada, com o fechamento desta semana:

image

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário...