Pages

domingo, 7 de outubro de 2012

Resultados – 06/10/2012

Carteira do Trimestre Set/Out/Nov de 2012 – Resultados de 01/09/12 a 06/10/12


Finalmente alcançamos o Ibovespa com a Carteira Recomendada deste trimestre. Depois do Ibovespa, que tomamos como índice de referência, abrir uma vantagem de 2,8% nas duas primeiras semanas após a divulgação da nova Carteira Recomendada pelo Método GRIFO, fomos diminuindo aos poucos essa vantagem e, ao fim desta última semana, conseguimos igualar as coisas e até ultrapassar o Ibovespa (embora por míseros 0,03%).

O Ibovespa seguiu sua tendência de queda e fechou no negativo pela terceira semana consecutiva, dessa vez, com queda de 1,0%. Já a Carteira Recomendada GRIFO conseguiu, apesar da queda do mercado de ações, uma leve alta de 0,3% na semana. Com isso, a diferença que era de 1,3 pontos percentuais foi zerada e a Carteira e seu índice de referência estão praticamente empatados.

Nesta semana, as construtoras voltaram a apresentar altas expressivas, o que contribuiu para que a Carteira Recomendada (que possui fatia maior que 40% neste setor de mercado) subisse mais que o Ibovespa. As cinco ações da Carteira que mais subiram foram de construtoras: Helbor (HBOR3), MRV Engenharia (MRVE3), Cyrela Brazil Realty (CYRE3), Direcional Engenharia (DIRR3) e Even (EVEN3). Destaque para as três primeiras, pois a Helbor (HBOR3) subiu 5,9% e tanto a MRV (MRVE3) quanto a Cyrela (CYRE3) subiram mais de 4% (MRVE3 – 4,2% e CYRE3 – 4,1%). Dentre as notícias que podem ter favorecido o desempenho das ações do setor está o anúncio do governo do aumento do teto do programa Minha Casa, Minha Vida para R$ 190 mil e a queda dos juros para as famílias para 7,16% a.a.

Exceção para esse grupo foi a Rossi Residencial (RSID3). A ação foi a que mais caiu nesta semana, perdendo 6,3%. A Rossi finalmente divulgou seu resultado do 2º Trimestre de 2012, com quase dois meses de atraso e os rumores de que a demora se devia a números muito ruins não se concretizou. Pelo contrário, os números foram revistos para cima nos resultados do trimestre. No entanto, a empresa fez uma revisão de suas práticas contábeis, o que acabou por alterar os resultados desde janeiro de 2009. O Mercado ainda está meio desconfiado e não respondeu positivamente à divulgação, mesmo tendo sido afastado os maiores temores quanto aos números do trimestre da companhia. Outro ponto que pesa é o possível aumento de capital que a empresa está tentando, com preço de subscrição proposto de R$ 4,50 por ação, que contribui para que o papel não se distancie muito deste preço.

Outra ação que ficou bastante prejudicada esta semana foi a do Banco do Brasil (BBAS3). A ação caiu 4,9% com o receio do mercado de que o banco seja utilizado pelo governo para forçar nova rodada de redução de juros nas linhas de crédito para pessoas físicas e micro e pequenas empresas. A desconfiança ganhou força com o posicionamento do governo afirmando que pretende cumprir a meta do PIB (Produto Interno Bruto) para o ano e que para isso as taxas de juros podem novamente ser reduzidas. Em abril, o governo já se utilizou dos bancos públicos como ferramenta para induzir a redução de juros também no setor privado.

Com mais essa queda fenomenal, a Rossi Residencial (RSID3) se isola ainda mais na lanterna da Carteira Recomendada, com perdas de 22,6% no período considerado. Na vice-lanterna, continua o Banco Banestes (BEES6) que caiu mais 2% esta semana e já acumula queda de 16,7%.

Com a queda de 3,5% desta semana, a CSN (CSNA3) acabou perdendo a liderança dentre as empresas da Carteira Recomendada deste trimestre, e agora acumula 9,8% no período, já ficando ameaçada pela terceira colocada, Cyrela Brazil Realty (CYRE3), que tem 9,2%. O primeiro lugar agora está sendo ocupado pela Rodobens Negócios Imobiliários (RDNI3), que subiu mais 1,2% nesta semana e já acumula 10,1% de alta desde 1º de setembro de 2012.

Vejamos como está a tabela resumo do período:

image

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário...